top of page

[ EFEITO ESNOBISMO. A BUSCA PELO STATUS AO INVÉS DO VALOR. ]

  • Foto do escritor: Fábio Castelo
    Fábio Castelo
  • 28 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura


O “efeito Veblen” ou “efeito Esnobismo” é uma teoria do economista e sociólogo Thorstein Veblen, que pode ser simplificada no seguinte entendimento: na área de BENS DE CONSUMO DE LUXO, a alta do preço torna o produto mais desejável. A queda do preço, ao contrário, leva a uma perda do interesse.


O consumo “OSTENTATÓRIO” é a base dessa teoria que, economicamente, é considerada uma ANOMALIA à tradicional lei da oferta e procura. Isso porque pela REGRA GERAL DO EQUILÍBRIO DO MERCADO você “Recebe exatamente por aquilo que pagou”. Assim um produto caro tem ( ou deveria ) ter maior valor agregado que um produto barato.


Quando se fala em CONSUMO OSTENTATÓRIO, por exemplo, a busca não é por “VALOR AGREGADO” e sim por STATUS através da escassez. Essa anomalia de mercado é um excelente campo para a prática de … fraudes: Rudy Kurniawan, p.ex, por 10 anos vendeu vinhos falsificados no mercado de alto luxo por preços EXORBITANTES. Alguns perceberam mas o preço pago os levou a acreditar que os vinhos eram legítimos.


Ao se negociar sempre VERIFIQUE O VALOR AGREGADO REAL -se o preço respeita a REGRA DO EQUILÍBRIO. Se não respeitar pergunte pela legitimidade: porque o preço do seu produto/serviço é maior que o do concorrente? Qual o valor agregado que você me fornece que o outro não! Nem sempre o mais caro tem maior valor agregado!


Pesquise.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


CONTATO

Preencha o formulário abaixo.  Retorno em breve.

©2024 Copyright - Todos os direitos reservados.

bottom of page