[ GOLPISTA DO TINDER - POR QUE AS PESSOAS CAÍRAM NO GOLPE ? ]
- Fábio Castelo
- 28 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

Uma das tendências psicológicas mais relevantes em NEGOCIAÇÃO e em toda a nossa vida é o VIÉS DA RETRIBUIÇÃO. Foi esse viés que nosso “amigo” explorou para aplicar golpes nas mulheres.
Perceba em si próprio: toma a vez que alguém faz algo para nós, gratuitamente, tendemos a querer recompensá-lo também. Por isso que em negociação sempre digo: entregue algo justo primeiro.
Agora me diz aí: se alguém te leva para locais que nunca imaginou estar, com tudo pago, vc empresta R$30.000,00 a esta pessoa e ele te retorna R$ 100.000 dizendo que “pode ficar com o troco”, você não se sentiria motivado a retribuir o “favor” caso alguém lhe pedisse novamente um “empréstimo maior”? É como um investimento com 333% de lucro, não acham?
Houve falta de diligência? Diria que não apenas FALTA, mas que a força do VIÉS DA RETRIBUIÇÃO e outros gatilhos também usados (VIÉS DA CONFIRMAÇÃO) também contribuíram para a CEGUEIRA DELIBERADA.
Faça algo a alguém que precise de determinado auxílio. Perceba que ela irá procurar retribuir na forma que puder quando houver oportunidade. Embora não haja REGRAS em comportamento humano a MAIORIA das pessoas seguem esse viés psicológico de RETRIBUIÇÃO em graus variados.
ENTREGUE ALGO PRIMEIRO PARA RECEBER DEPOIS. PERCEBA COMO A RELAÇÃO SE PASSA.
Comentários