[ IGNORE A FORMA. FIXE NO CONTEÚDO. ]
- Fábio Castelo
- 28 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

Imagine qualquer produto exposto à venda. Muitas vezes um excesso de marketing sobre ele serve para ocultar a sua baixa qualidade. Em contrapartida há produtos que se vendem sozinhos, inclusive sem marketing, como os da Apple. É o jogo de CONTEÚDO + FORMA ( MARKETING ). Um conteúdo muito bom dispensa muito marketing ( forma ) e muita forma ( marketing ) encobre um conteúdo pobre.
Trazendo essa analogia para a comunicação temos: CONTEÚDO = RAZÃO e FORMA = EMOÇÃO.
Quando alguém incendeia ou inflama demais as suas palavras -excesso emotivo- isso equivale ao um excesso de marketing ( forma ). Na maioria das vezes serve apenas para ocultar a falta, a baixa qualidade ou a razoabilidade do conteúdo que é falado.
Você não controla a forma como alguém fala, mas controla o seu próprio discurso: você pode cair no jogo, inflamando as suas palavras - o que vai atender ao interesse do outro de se desviar do conteúdo - ou você pode seguir as lições do estoico Marco Aurélio: ignore a forma como alguém fala, se fixando apenas em responder, de forma NEUTRA sobre o “conteúdo” falado, seja concordando ou discordando fundamentadamente.
É dessa forma que você mantém o padrão de comunicação em uma negociação. Na aviação você evita voar em direção à tempestade, sempre buscando contorna-lá.
Just do it!
Comments