[ POR QUE AS PESSOAS SÃO DESONESTAS? ]
- Fábio Castelo
- 4 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Precisamos saber se a pessoa está sendo honesta conosco, certo? Já vimos que não adianta buscar pela verdade ou apelar para a linguagem corporal.

Antes de saber se alguém está sendo desonesto é preciso saber o “por quê” das pessoas serem desonestas.
As pessoas são desonestas simplesmente... para parecerem HONESTAS; parecendo honestas elas se enquadram nas convenções sociais, nas exigências de um grupo social e acabam sendo aceitas pela “tribo” ou até pelo amigo. Ademais elas se camuflam melhor na “zona do normal” que cada um de nós possui sobre os fatos do cotidiano sem chamar a atenção e sem ativar o pensamento devagar, analítico, que todos possuem.
Segundo o conceito de margem de manobra, trazido por Dan Ariely ou, como costumo chamar,“ FLEXIBILIDADE MORAL”, todos são desonestos em algum grau.
E isso não é influenciado pela possibilidade de ganhar muito ou pouco dinheiro, pela possibilidade de ser pego ou pelo custo-benefício que a pessoa irá aferir com a sua desonestidade.
O importante é a percepção subjetiva de ética, o quanto nos vemos como indivíduos honestos: se temos uma percepção subjetiva de ética elevada tendemos a trapacear só um pouquinho. Do contrário tendemos a trapacear mais. Ou seja, tudo varia de acordo com nossa percepção de nós mesmos.
Mas há algo que todo o desonesto acaba deixando pelo caminho e que pode ser “rastreado”. A INCOERÊNCIA. Falaremos mais sobre ela no próximo post.
Opmerkingen