[ TODO PORQUÊ IMPORTA ]
- Fábio Castelo
- 6 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Ellen Langer, psicóloga social, fez um experimento no qual as pessoas deveriam pedir para “furar filas” e retirar cópias com aprovação.
Para isso foram aplicados 3 perguntas:
1- “Com licença, tenho cinco páginas. Posso usar a copiadora PORQUE estou com pressa?” 94% das pessoas concordaram.
2- Como esperado, quando perguntaram: “Com licença, tenho cinco páginas. Posso usar a copiadora?” apenas 60% concordaram com um pedido SEM MOTIVOS ou PORQUÊ.
3- Curiosamente, quando perguntaram: “Com licença, tenho cinco páginas. Posso usar a copiadora PORQUE preciso fazer cópias”, 93% concordaram com o pedido óbvio.
Ou seja, o porquê, ainda que sem fundamento ou informação adicional eleva o seu poder de persuasão. As crianças e adolescentes sabem bem disso: na maioria das vezes, “qualquer porquê” fornecido por eles trazem um consentimento de seus pais. Para a maioria dos humanos, havendo um porquê qualquer fundamento serve!😉
Fonte: Falcão, Horácio. Negociação de valor (p. 282). Pearson Educação. Edição do Kindle.
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