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[APRENDA A PRECIFICAR DO JEITO CERTO ]

  • Foto do escritor: Fábio Castelo
    Fábio Castelo
  • 22 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de abr. de 2024

O preço não pode ser um valor aleatório. Ele deve ser um valor JUSTO e JUSTIFICÁVEL! Vamos aprender com as lições de Ludwig Von Mises:


1° PASSO: VOCÊ DEVE TER O MELHOR PRODUTO PELO MENOR PREÇO POSSÍVEL:


a. o “MELHOR PRODUTO” já te coloca acima da concorrência.


b. o “MENOR PREÇO” = CUSTOS + MARGEM DE LUCRO. Aqui a única variável ajustável é o % de MARGEM DE LUCRO. Isso porque quem vende algo por um preço inferior ao seu custo quebra.


2° PASSO: LEI DA OFERTA E DA PROCURA (DEMANDA):


Imagine este exemplo do padeiro:


→ Custo da fabricação do pão: R$ 1,50

→ Margem de Lucro: 25%

→ Preço Final: R$ 2,00 por pão.


Quando a PROCURA (DEMANDA) por pão aumenta o que ocorre? O preço se eleva para R$ 3,00.


Agora imagine que nessa mesma localidade surjam 10 padarias. Assim a OFERTA de pão se eleva e o preço do pão se reduz para para R$ 1,60 reduzindo também a MARGEM DE LUCRO de nosso padeiro para 6,25%.


3° PASSO: LIMITES


Compreenda que se os concorrentes deste padeiro venderem um pão MELHOR por um preço de R$ 1,20 nosso padeiro não venderá nada.


O limite de redução de preço do padeiro é o valor do seu custo de produção (R$ 1,50).

Nosso LIMITE INFERIOR é, portanto, O PREÇO DO CUSTO DA PRODUÇÃO.


E NOSSO LIMITE SUPERIOR DE PREÇO?


Se PREÇO = CUSTO + MARGEM DE LUCRO eu posso elevar minha margem de lucro mantendo o mesmo preço se REDUZIR OS CUSTOS. Esse é o primeiro passo. Elevar a eficiência.


Se você é um empreendedor individual, cujo tempo é limitado, e sua demanda aumenta de 10 para 30, necessariamente você precisará contratar auxiliares e o seu CUSTO se eleva junto com o seu PREÇO, OU se não há como contratar auxiliares você elevará o seu preço desde que “GARANTA O MELHOR PRODUTO”.

Pense numa manicure conceituada que entrega o seu “MELHOR SERVIÇO” quando atende a 30 clientes/dia. Se a procura se eleva para 100 clientes/dia, seu preço deve se elevar DESDE QUE GARANTA SEMPRE A MELHOR ENTREGA. A pergunta a ser feita é qual deve ser o preço que MANTERÁ os meus 30 clientes/dia na minha agenda sem perder a qualidade?


Agora a MARGEM DE LUCRO deve sempre ser uma alíquota (%) que seja JUSTA,RAZOÁVEL e JUSTIFICÁVEL. Se eu compro uma caneta BIC com custo total de R$ 1,20 para revender qual seria a margem de lucro razoável?


500% → R$ 7,20 (preço final)

25% → R$ 1,50 (preço final)


Perceba que você consegue JUSTIFICAR uma margem de lucro de 25% mas não a de 500%.



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