
SOBRE MIM
Em mais de 20 anos de trabalho como policial civil, 18 destes como Negociador e Gestor de Crises na Delegacia Antissequestro do Rio de Janeiro, nunca perdi uma vida.
Essa expertise veio acompanhada de todo um conjunto de habilidades desenvolvidas durante a minha carreira: a formação como Trader Profissional nos EUA e os diversos cursos realizados no Ministério da Justiça do Brasil e em instituições militares e policiais trouxeram-me amplo conhecimento sobre negociação e gestão de crises; a graduação e pós-graduação em Direito trouxeram-me a segurança e assertividade para a tomada de decisões com respaldo jurídico; através do Vipassana – técnica de meditação do budismo Theravada – encontrei o segredo para me manter sempre em equilíbrio em momentos de pressão.
Além do lifelong learning, a minha multipotencialidade e curiosidade sempre me mantiveram na vanguarda das descobertas científicas da neurociência e da psicologia fomentando ainda o desenvolvimento de um networking internacional que inclui os negociadores e gestores de crises mais qualificados e brilhantes do mundo.
Negociar "vidas humanas" durante uma crise é como caminhar sobre um longo muro: de um lado do muro temos uma cobrança política, institucional e até mesmo interna que se somam ao depósito de confiança de todas as pessoas no seu processo de tomada de decisões; do outro lado do muro temos a morte, podendo ser esta a sua própria, a da vítima ou a de algum colega de trabalho que esteve almoçando contigo horas antes. E, ao fim desse longo muro, temos o sucesso do trabalho desenvolvido, aos custos de extrema resiliência emocional, desgaste físico e noites de sono “refletido” – como costumo definir o processo no qual nosso cérebro processa todos os dados do dia em busca da melhor solução viável.
Em meio à incerteza e à pressão, decisões cruciais exigem mais do que simples escolhas. A tensão e o medo são inerentes à tomada de decisões e é nesse ponto que negociadores/gestores de crise profissionais transcendem o ordinário: somos mestres da comunicação, decifradores de interesses, gestores de emoções e solucionadores de problemas. Trabalhamos com inovações capazes de navegar por mares turbulentos com maestria, conduzindo as partes envolvidas a um porto seguro de soluções eficazes e duradouras.
“Nunca desperdice uma boa crise”, dizia Winston Churchill. Costumo dizer que por trás de toda a crise há uma excelente oportunidade: crises econômicas são capazes de criar milionários; o Raio X foi desenvolvido por Marie Curie para salvar pessoas durante a 1ª Guerra Mundial; a crise ambiental cria importantes avanços tecnológicos para uso de energias limpas, a exemplo dos atuais carros elétricos em desenvolvimento pelo mundo.
Em toda a crise há, ao mínimo, uma oportunidade única de se identificar seus acertos, reconhecer seus erros e de se definir aprimoramentos para evitar uma próxima situação. A sociedade tem impulsos evolutivos significativos através das crises: nestas há uma oportunidade de se criar um novo protocolo, de se disromper com o status quo em um caminho evolutivo mais eficiente.
Nunca reclame de suas crises. Busque a sua oportunidade, sempre! E se estiver perdido nesse processo, conte comigo para te ajudar.
