Inteligência emocional dos astronautas
- Fábio Castelo
- 23 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
O conceito de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, definido por 2 psicólogos de Yale, passou ao holofote da psicologia quando a NASA iniciou projetos para a construção de uma estação espacial - no qual seria necessário que astronautas passassem até 6 meses juntos.
Além disso, tanto americanos quanto russos diagnosticarem eventos de alucinação coletiva,depressão e belicosidade entre os astronautas que levavam a brigas, paranóias e comportamentos ofensivos.
Para a NASA, os incidentes mais críticos envolviam “brigas” e “explosões de raiva” com o controle da missão em momentos críticos - enquanto a espaçonave atravessava a atmosfera - e que decorriam de descontentamentos menores ( qualidade da comida, tom de voz do controle da missão, etc )
Conforme publicado na revista Imagination, Cognition and Personality de 1990, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é uma "inteligência social que envolve a capacidade de MONITORAR tanto os próprios sentimentos e emoções como as dos demais.
A pessoa emocionalmente inteligente:
→ desenvolve relacionamentos e tem empatia pelos outros, mas também regula sua própria emotividade E AS EMOÇÕES DOS DEMAIS ao seu redor.
→ é com frequência uma companhia agradável e faz com que os outros sintam-se melhores.
→ Não buscam prazer de maneira imprudente e prestam atenção nas emoções como um caminho para o crescimento.
E sabe qual foi o teste mais eficiente para verificar a inteligência emocional dos astronautas?
A qualidade da risada. Isso mesmo…
Коментарі