PROTOCOLO DE TOMADA DE DECISÕES AMERICANO
- Fábio Castelo
- 9 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
O protocolo Observar, Orientar, Decidir e Agir (OODA) foi desenvolvido pelo Coronel John Boyd, da Força Aérea Ameriicana na década de 1960 após observar que os pilotos que eram mais rápidos em tomar decisões sob pressão eram os mais bem-sucedidos.
O (OODA) é um modelo cíclico, ou seja, as quatro etapas são repetidas continuamente: a medida que novas informações são recebidas, o ciclo é reiniciado para que a melhor decisão possa ser tomada.
As quatro etapas do Ciclo OODA são:
- Observar: Esta é a etapa de coletar informações sobre o ambiente. Isso pode ser feito por meio de observação direta, leitura de relatórios ou escuta de outras pessoas.
- Orientar: Nesta etapa, as informações coletadas na etapa de observação são analisadas e interpretadas. Isso envolve compreender o significado das informações e identificar os padrões.
- Decidir: Nesta etapa, uma decisão é tomada sobre o que fazer com base nas informações coletadas e analisadas nas etapas anteriores.
- Agir: Nesta etapa, a decisão tomada na etapa anterior é implementada. Isso pode envolver tomar ou não uma ação física, dar uma ordem ou comunicar uma decisão a outras pessoas.
O Ciclo OODA tem sido utilizado por militares, e empresas em todo o mundo para aprimorar a qualidade e a velocidade na tomada de decisões.
Comentarios