O QUE FAZER NUMA DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES?
- Fábio Castelo
- 12 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Em tempos de extrema rivalidade politico-partidária, como posso transpor um conflito de opinião? Vamos às dicas:
O QUE A PESSOA FALA É A SUA POSIÇÃO.
Lembram o que falei no post anterior: atrás de uma POSIÇÃO há diversos INTERESSES. Tenho certeza de que se você abstrair da posição e for aos interesses vocês resolvem isso. Vamos criar um exemplo aqui:
Imagine uma eventual divergência sobre o sistema bolsa família, p.ex: João entende que tem que existir e Pedro entende que não deveria existir. Como dirimir isso?
BUSQUE OS INTERESSES por trás das POSIÇÕES
Se for analisar os INTERESSES, tanto PEDRO quanto JOÃO não desejam que uma pessoa humilde sofra e desejam que ela tenha oportunidades de crescimento na vida como todos os outros ( interesses em comum ).
Porém JOÃO entende que o governo deve custear isso com auxílio. Pedro entende que todo o pobre deveria ser educado em escola privada ,custeada integralmente pelo governo, para garantir chances iguais no futuro, além de reduzir preconceitos sociais.
Embora a POSIÇÃO de ambos seja diversa, perceba que os INTERESSES de ambos são quase que comuns e nobres. A divergência reside na FORMA de executar ou implementar essa política.
A maioria dos conflitos, sejam eles negociais ou até por dissídios polÍtico-ideológicos perpassa pelo fato das pessoas discutirem POSIÇÕES, SEM SE APROFUNDAREM na avaliação dos INTERESSES envolvidos.
Concordam comigo que, quando avaliamos os INTERESSES torna-se:
Mais fácil até de se chegar num meio termo?
Você elimina a imagem de “inimigo” que constrói sobre a outra parte por se fixar em seus interesses;
Se não há INIMIGO, reduz-se as chances de uma guerra, concordam?
Quando possível aprofundem na descoberta dos INTERESSES, NA LÓGICA da PESSOA que levou àquela POSIÇÃO. 😉