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[ APRENDA A PRECIFICAR 3 - PERGUNTAS FREQUENTES ]

  • Foto do escritor: Fábio Castelo
    Fábio Castelo
  • 26 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

1. No último posto o Personal Trainer já tinha uma referência do valor da hora/aula do mercado. E quando ela não existe, como faço?


Vamos VALIDAR o preço no mercado.


a. Se [ preço= custo + margem de lucro ], eu insiro na equação todo o meu custo, com uma margem de lucro 0 e valido a hipótese. Se tiver clientes eu insiro progressivamente a margem de lucro até que eu encontre o equilíbrio entre oferta e demanda.


b. Se mesmo assim eu não tiver clientes eu tento reduzir os meus custos para encontrar o valor no qual os clientes começam a aparecer e a partir daí, progressivamente, eu vou inserindo a minha margem de lucro;


2. Por que eu não posso validar o meu preço começando de cima para baixo, estabelecendo um preço bem elevado para ir descendo gradualmente?

Porque você precisa saber justificar o seu preço. Além disso, quando uma parte encontra uma proposta com valor irrazoável dificilmente ela retornará.


3. Devo abaixar o meu preço?


O preço informa o equilíbrio do mercado, certo? Da mesma forma que o padeiro precisou reduzir a sua margem de lucros quando os concorrentes apareceram você também deve fazê-lo.


O maior erro é acreditar que os preços não flutuam. O preço do dólar, p.ex., “flutua” de acordo com a lei da oferta e procura. Porque você acha que não deveria fazer o mesmo? Lembre-se de que você deve entregar o MELHOR PRODUTO/SERVIÇO pelo MENOR PREÇO. Se o seu custo cai, seu preço também deveria cair, sob pena de você se “descolar” da realidade do mercado.


4. Quando devo reajustar o preço?


Quando a DEMANDA e/ou seus CUSTOS se elevarem. Se a DEMANDA se eleva, você altera a sua margem de lucro. Se os custos se alteram você apenas os reajusta. Perceba que o margem de lucro é um “ajuste fino”.


d. Qual a margem de lucro razoável?


Se você fosse comprar algo, o que entenderia por margem razoável? Pense que se a sua margem for muito alta, a sua demanda pode ser baixa. Se for muito baixa, a demanda pode se elevar. Encontre uma margem de lucros média entre estes dois extremos.


Tem mais dúvidas? Deixe o seu like e escreva nos comentários para debatermos.

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