[ EM QUE POSSO LHE SER ÚTIL X COMO POSSO TE AJUDAR ]
- Fábio Castelo
- 28 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

Há uma diferença sutil entre estas duas expressões que pode conduzir a graus distintos de cooperação de seu interlocutor.
Quando você oferece ajuda com a expressão “como posso te ajudar” implicitamente há a ideia de que você assumirá ativamente a solução do problema naquilo em que se comprometeu. Alguns interlocutor tendem a ficar passivo aguardando o seu posicionamento, mesmo que seja apenas uma possibilidade de ajuda.
A figura muda quando você pergunta “em que posso lhe ser útil”. Implicitamente essa frase dá uma dimensão restritiva e pontual. Perceba que você limita a sua oferta a algum ponto de utilidade, sem tirar do interlocutor o seu papel de ator principal na solução de seu próprio problema.
Essa retificação de comunicação é importante pois:
Trará mais assertividade na forma como você se comunica;
Deixa implícita a ideia de que se trata de uma colaboração “pontual” em algo que é necessário, mantendo-se o interlocutor ativo na solução de seu próprio problema;
Sim, psicologicamente há alterações no comportamento do interlocutor apenas por essas simples expressões. Coloque em prática e verifique você mesmo!
תגובות