[ MULHERES LEVAM VANTAGEM AO NEGOCIAR! ]
- Fábio Castelo
- 28 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Para passar o dia no shopping com as amigas, sem que o maridão reclame; para conseguir dar aquela encostada rápida para pegar os filhos na escola sem que o agente de trânsito te multe; para conseguir que alguém lhe ajude com algo pesado; em qualquer relacionamento há algum grau de negociação. Até mesmo com o seu cachorro você precisa negociar a hora do passeio.
Negociar não está atrelado ao uso da linguagem verbal ou a longas tratativas. Um bebê, p.ex., negocia e conquista o que quer rapidamente e sem palavras. Os melhores negociadores são aqueles que conseguem soluções rápidas, simples e práticas. E para se conseguir essa velocidade, acionar ou não o sistema de luta/fuga do interlocutor faz diferença.
“Em geral”, por serem menos hostis que os homens, as mulheres acionam menos o sistema de ameaças ( luta/fuga ) do interlocutor e, por isso, levam vantagem na negociação. Pense na seguinte situação: 1. Uma mulher colidiu com o seu carro. 2. Um homem colidiu com o seu carro. Independente do seu gênero, se tivesse que negociar a batida, por qual dos dois optaria trabalhar? Pelo homem ou pela mulher? Provavelmente a maioria responderá pela mulher por, inconscientemente, associá-la a um menor grau de ameaça o que facilitaria a negociação. A situação claramente muda se eu lhe disser que a mulher do acidente é aquela vizinha aposentada e fofoqueira que vive fazendo intrigas no condomínio. Compreendeu o sistema de ameaças?
Agora vamos para outro sistema: conhecem o “conflitômetro”? Conflitômetro é o bom senso que cada um tem de “sentir” a possibilidade de conflito com o outro, de acordo com o humor do dia e a situação em que este esteja envolvido. Saber ler o “conflitômetro” traz imensa vantagem competitiva.
Em um relacionamento, as mulheres acabam conquistando mais vantagens ( nem que seja um pouquinho mais ) que os homens. Sabe por que? “Em geral” o sexo feminino faz uma melhor leitura do “conflitômetro” e com isso identificam o “timing” certo para pedir o que desejam.
Então a dica de hoje é:
1) aprenda que em qualquer relacionamento há algum grau de negociação;
2) seja menos hostil ao abordar e iniciar uma conversação. Começar com um sorriso já facilita;
3) aprenda a ler o “conflitômetro” e ache o “timing” correto para negociar;
4) Perceba como as mulheres negociam e copie o que funciona;
5) Se a negociação estiver difícil experimente deixar sua companheira tomar a frente ( desde que ela não haja como a Dona Hermínia*, é claro ) 😉
*em homenagem ao ator Paulo Gustavo daqui de Niterói.
Comments