top of page

[ SIMPLIFIQUE O QUE PODE SER SIMPLIFICADO. ]

  • Foto do escritor: Fábio Castelo
    Fábio Castelo
  • 28 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura


Nosso cérebro opera através de 2 sistemas:


SISTEMA 1: Seria a memória RAM de nosso computador. Nele está o pensamento rápido, a intuição, a resposta rápida a eventos, as situações familiares, o copiar e colar algo que alguém já fez e que funcionou, etc. Trabalhar nesse sistema nos traz CONFORTO COGNITIVO.


SISTEMA 2: Seria o uso da nossa CPU, do nosso microprocessador. Nele está o pensamento complexo e estruturado, a “atenção focada”, a resposta racional às situações não familiares, as deduções matemáticas, o processo criativo, etc. Trabalhar nesse sistema demanda tempo e energia gerando TENSÃO COGNITIVA e uma reação de luta ( atenção ) / fuga ( evitação ).


As pessoas preferem operar no CONFORTO COGNITIVO. Há situações que nos mantém nesse conforto: ler com fontes de bom tamanho, legibilidade e contraste, situações familiares ou lógicas, coisas e ideias simples e, claro, adotar a opinião de alguém ao invés de pensar por si próprio.


Em contrapartida, há situações que geram TENSÃO COGNITIVA: a.um post com fonte ilegível, com pouco contraste ou excesso de cores e informações; b. uma ideia complexa; c. uso de vocabulário complexo; d. as letras minúsculas de um contrato ; e. falta de lógica e coerência;


Agora você entendeu porque contratos possuem letras minúsculas, petições jurídicas possuem vocabulário erudito e os professores mais populares são os que simplificam temas complexos. Tudo se resume a criar conforto ou tensão cognitiva.


Em uma negociação, a falta de simplicidade, lógica e coerência -que também costumam ocorrer quando se falta com a verdade- gera TENSÃO COGNITIVA que levará o seu interlocutor a agir no modo luta ( atenção ) / fuga ( evasão ): ou ele abandona as negociações ou começa a buscar incoerências em seu discurso para confirmar sua decisão de abandono.

Leve isso pra sua vida. Simplifique o que pode ser simplificado.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


CONTATO

Preencha o formulário abaixo.  Retorno em breve.

©2024 Copyright - Todos os direitos reservados.

bottom of page